Há alguns dias, conversava com um criador de conteúdo, que me relatava que seus seguidores, quando comentou sobre a afiação, ouviu:
" - Eu afio com a chaira! "
O fato é que muitos usuários não tem a real noção do uso da chaira, o que busco esclarecer nesse artigo.
O mito da chaira:
Você já se perguntou por que sua faca parece "quase" afiada depois de passar a chaira, mas o fio não dura? A maioria das pessoas acredita que a chaira afia uma lâmina, mas essa é uma das maiores confusões no mundo da cutelaria. Se a sua faca continua te deixando na mão, a culpa não é sua, mas sim do objeto que você está usando.

O que a chaira realmente faz?
Imagine o fio da sua faca como um alinhamento de dentes minúsculos. Quando você usa a faca para cortar, esses dentes se dobram, se desalinhando com o tempo. É por isso que, depois de um tempo de uso, a faca perde a capacidade de corte. Isso ocorre na maioria das facas que encontramos, que utilizam aços mais moles.
É aqui que a chaira entra. A principal função da chaira não é afiar, mas realinhar esses dentes, ou seja, endireitar o fio da lâmina que foi "rolado" ou dobrado com o uso. Pense nela como uma ferramenta de manutenção diária, e não de afiação. Ela empurra o metal de volta para o lugar, restaurando a capacidade de corte por um breve período.
Então, como a faca é realmente afiada?
A verdadeira afiação acontece na pedra. A pedra de amolar, com seus grãos abrasivos, desgasta o metal da lâmina para criar um novo fio, do zero. É um processo de remoção de material, que reconstrói a geometria da faca e cria a afiação que dura de verdade. A chaira, por si só, não consegue fazer isso.
Por que a chaira é um engano?
-
Resultados temporários: A sensação de "faca afiada" depois de passar a chaira é apenas o resultado do realinhamento. O fio continua fraco e vai se dobrar de novo rapidamente.
-
Aparência de "afiação": Chairas de aço estriado ou diamantadas também desgastam um pouco o metal, mas de forma inconsistente, criando um fio com deformações e quebras microscópicas, o que pode dar a impressão de afiação, mas na verdade está danificando a lâmina. Se possível, PASSE BEM LONGE DESSAS CHAIRAS ESTRIADAS!
Agora você sabe o segredo: para ter facas realmente afiadas, você precisa de uma pedra. A chaira é ótima para a manutenção rápida no dia a dia, mas a afiação de verdade, que garante um corte perfeito e duradouro, é feita na pedra.
E se houvesse uma forma simples e eficiente de afiar sua faca na pedra, garantindo o ângulo perfeito todas as vezes?
Cansado de ter facas "quase" afiadas? Conheça a solução que te ajuda a afiar suas facas de verdade, garantindo o ângulo perfeito para o fio que dura! Clique aqui e descubra a Vanguard.